sábado, 31 de maio de 2008
Maravilhas de Sagres de 7 a 10 de Junho no Concelho de Vila do Bispo
Na sequência do evento Sagres e as Maravilhas no passado ano no âmbito da candidatura da Fortaleza de Sagres às Sete Maravilhas de Portugal, a Câmara Municipal de Vila do Bispo irá reeditar o referido evento, na Fortaleza de Sagres, de 7 a 10 de Junho próximos.
Serão criados dois pólos de animação, um no exterior da Fortaleza de Sagres, através de visitas à Caravela Boa Esperança, com animação histórica a bordo, e outro no interior do monumento, com o desenvolvimento de uma série de actividades de âmbito histórico, musical e pedagógico (ver programa detalhado abaixo).
O encerramento de cada dia será feito pelos seguintes artistas:
Dia 7 – Xaile
Dia 8 – Luís Represas
Dia 9 – Orquestra de Sopros do Algarve e “Callecute” espectáculo de danças da Índia
Dia 10 – Dulce Pontes
O evento fecha com um grande espectáculo piromusical que irá encher a Fortaleza de Sagres de luz, cor e som.
Pretende-se com o evento, apoiado pela Fortaleza de Sagres e pelo Turismo do Algarve, e desde logo patrocinado pela Sagres (Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), a promoção de Sagres e do Concelho no panorama nacional e internacional, através da dinamização de uma programação que marque pela diferença, estimando-se a adesão de mais de 10.000 pessoas ao evento.
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Tradução do ano !!! Over the tables....
quinta-feira, 29 de maio de 2008
CONFECÇÕES DE SALA
MISE-EN-PLACE (Equipamento para a confecção):
Réchaud, sauté, colher a sopa, garfo a carne, guardanapo de serviço (lito), prato de sobremesa (para apoio dos talheres de serviço), 2 conchas (para molheiras), travessa (para apoio dos entrecôtes), saleiro, pimenteiro, moinho de pimenta, Porto ou madeira seco e Aguardente velha (para flamejar).
INGREDIENTES:
4 entrecôtes de 200 gr. cada (vindos da cozinha ligeiramente salteados com
pimenta em grão desfeita)
100 gr. de manteiga
1/2 copo a vinho branco de Madeira ou Porto Seco
1 molheira com demi-glace
1 molheira com natas
10 gr. de sal
60 gr. de pimenta do moinho
5 cl. de aguardente velha para flamejar
GUARNIÇÃO:
Batata palito, legumes variados
MODO DE CONFECÇÃO:
Derrete-se a manteiga. Colocam-se os entrecôtes no sauté, tendo o cuidado de os virar de um lado e do outro, para que o seu aspecto seja uniforme. Temperam-se de sal e bastante pimenta do moinho. Adiciona-se o vinho Madeira ou Porto e deixa-se reduzir. Flamenjam-se os entrecôtes com aguardente velha e colocam-se numa travessa. Juntam-se ao molho do sauté o demi-glace e mais pimenta do moinho. Deixa-se reduzir e juntam-se novamente os entrecôtes e o suco que tenham largado na travessa. Adicionam-se as natas, mexendo bem para uma ligação perfeita dos ingredientes. Rectificam-se os temperos, se necessário, deixando apurar um pouco mais.
MISE-EN-PLACE (Serviço):
Prato raso quente, talher a carne. Recomenda-se que as guarnições sejam servidas em prato quente a sobremesa, atendendo à especialidade do molho.
O prato quente a sobremesa com as guarnições deverá ser colocado do lado esquerdo do cliente.
Fábio Correia
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Festival Prazeres do Mar
Este concelho, com a sua imensa riqueza e diversidade, potencia a qualidade dos seus produtos, constituindo recursos à disposição de gerações, que com os seus saberes vão legando as melhores iguarias a quem aprecia o que aqui tão bem se confecciona.
O evento contará com a participação de restaurantes e tasquinhas do concelho, que no recinto apresentarão a excelência dos pratos e petiscos de mar, doceiras e artesãos, apresentando o que de melhor se produz nesta zona algarvia, assim como destacará o sector relacionado com o desporto náutico.
Reserva-se ainda para este ano um conjunto de actividades ricas em lazer e cultura, entre as quais se destacam as actuações musicais, exposições, artesanato, animações de rua, passeios, visitas e actividades de aventura.
Este Evento é uma organização da Câmara Municipio de Aljezur em colaboração com a Associação de Mariscadores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e da Associação de Pescadores do Portinho da Arrifana.
Um fim-de-semana a agendar em terras vicentinas
segunda-feira, 26 de maio de 2008
CEF Serviço de Mesa e Bar Vila do bispo 2007/2009
sábado, 24 de maio de 2008
Historia do Cocktail
Só na segunda metade do séc. XVIII o cocktail apareceu na história das bebidas.
Afirma-se que apareceu na América, durante a independência, mas em circunstâncias ainda misteriosas.
Conta-se que tudo começou em 1779 quando um Irlandês de nome Flanagan abriu uma taberna em Georgetown, uma pequena cidade de Virgínia. Flanagan e a sua filha Betsy serviam aos seus clientes bebidas misturadas a que chamava de <
O inglês, vizinho de Flanagan, queixava-se do barulho que os ilustres clientes da taberna, faziam até altas horas da manhã. Estes, por sua vez, queixavam-se de serem acordados de madrugada pelos galos do inglês, e ameaçavam que lhes iriam torcer o pescoço.
Um dia, num jantar sumptuoso servido aos seus hóspedes, Flanagan e a filha decidiram sacrificar os galos do seu vizinho. Depois da refeição foram servidas bebidas. Betsy tinha prometido uma surpresa para essa noite, e serviu os já famosos <
Claro que são diversas as versões sobre a origem do Cocktail, e todas elas pretendem ser verdadeiras.
Esta é a versão tão "verdadeira" como outra qualquer.
Mas se a lenda do aparecimento dos cocktails se perde na bruma dos tempos, estes aqui estão para encantar todos os apreciadores de bebidas.
O QUE SÃO COCKTAILS
Os cocktails são bebidas misturadas e multicolores. Tecnicamente designa-se cocktail uma composição de bar, tipo short drink (bebida curta), cuja capitação obedeça a uma capacidade aproximada a 6 cl. Os cocktails podem classificar-se em dois grupos: - Cocktails-Before Dinner ou pré-Dinner (antes do jantar) - Cocktails-After Dinner (depois do jantar) No grupo dos Before Dinner encontramos os cocktails mais secos ou meio secos, dependendo dos ingredientes utilizados que são regra geral aperitivos de ordem vínica, amargos, aguardentes e sumos. Os After Dinner, tal como a designação nos diz, são procurados após as refeições. Na sua composição predominam as aguardentes, licores e natas.
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Conceitos simples para se iniciar na prova de Vinho
Nariz ; Boca ; Comprimento ; Equilibrio
NARIZ: 0 sentido do olfacto
Tal como os olhos vêm uma imensa diversidade de cores, também o nariz sente uma imensa gama de cheiros. O problema surge na atribuição de nomes às nossas percepções. Quantas vezes ao cheirar um aroma dizemos: "sei que cheiro é mas não me lembro da palavra que o descreve".
Desenvolver a sensibilidade aos cheiros e a capacidade de os identificar é apenas uma questão de persistência e prática. Poderá ser eficiente utilizar na prova uma lista de palavras específicas que funciona como arranque e auxiliar de memória, casando palavras com cheiros. Como treino, poderá parar, por vezes, para identificar aromas do dia a dia.
Exemplo de uma selecção por grupos de aromas: florais, vegetais, frutados, minerais, animais, especiados, frutos secos, queimados (consultar a roda dos aromas).
Aspectos a anotar no aroma de um vinho:
Intensidade: fechado, leve, aberto, intenso, concentrado.
Qualidade, do mau para o bom: indistinto, vago, vulgar, simples, directo, delicado, complexo, de primeira.
BOCA: O sentido do paladar e do tacto.
Paladar: Associa-se o paladar a um sentido pelo qual se percebe o sabor de qualquer coisa. Ou seja, o que as papilas gustativas percepcionam são os sabores primários de doce, ácido, salgado e amargo. Elas não percepcionam a textura, o comprimento, o equilíbrio do vinho.
Tacto: O tacto é uma forma de sensibilidade à recepção de estímulos mecânicos. É normalmente associada a uma acção activa ou exploratória de palpação. Mas é também uma sensibilidade passiva de contacto e de pressão. Desta forma, a sensação de corpo e de textura de um vinho são dadas pelo tacto.
BOCA: Elementos estruturais básicos da composição de um vinho.
Acidez: A percepção da acidez verifica-se com facilidade nas zonas laterais da língua (sensação de salivar) e na frescura que provoca. Basta lembrar a sensação ao beber um sumo de limão puro. Descreve-se, a seguir, uma forma simples de qualificar os níveis de acidez, do mau para o bom:
Chata (em oposição) ácido
Frouxa (em oposição) verde
Suave
Fresca
Viva
Álcool: A percepção do álcool verifica-se na espessura ou viscosidade perceptível (corpo) e na doçura. Imagine a diferença entre beber água (corpo nulo) e uma bebida alcoólica tipo vodka (com corpo). Os sabores do vinho são também transportados pelo álcool, que os espalha pela boca e ajuda a prolongá-los no fim. Descreve-se, a seguir, uma forma simples de qualificar os níveis de álcool, do mau para o bom:
Magro (em oposição) alcoólico
Aguado (em oposição) pesado
Corpo leve
Corpo médio
Elegante e ou Encorpado
Concentração do Sabor: O Sabor é a principal fonte de prazer. Independentemente do tipo de sabor, fica, também aqui, uma forma simples de qualificar os níveis de concentração do sabor, do mau para o bom:
Fraco
Diluído
Concentração ligeira
Concentração moderada
Concentrado
Denso
Taninos: A percepção dos taninos gera uma sensação seca e rugosa na boca, geralmente quando a língua e as gengivas já não se tocam suavemente. Os taninos afectam a textura do vinho e contribuem para o gosto geral e riqueza de sabores do vinho. Qualificação dos taninos, do mau para o bom:
Macio (em oposição) duro
Suave (em oposição) verde
Maduro
Rico
Gostoso
O COMPRIMENTO de um vinho
O comprimento de um vinho é uma característica concreta que é facilmente mensurável pelos sentidos.
Comprimento físico: Com um vinho longo sentimos a presença e os sabores do vinho, estendendo-se na boca e descendo pela garganta, no que é uma percepção literal do alcance físico.
Comprimento temporal: Refere-se à duração de tempo em que o vinho nos continua a captar a atenção, enquanto o exploramos na boca (sabores e aromas que persistem).
Qualificação do comprimento de um vinho, do mau para o bom: vazio; curto; moderado; longo; persistente. Dominando estas sensações será mais fácil dominar as características e qualidades de um vinho na sua prova.
O EQUILÍBRIO de um vinho
O equilíbrio de um vinho não é mais que o equilíbrio entre os elementos estruturais básicos da sua composição: acidez, álcool, concentração de sabores e taninos.
Um exemplo simples da busca do equilíbrio no quotidiano: quando adiciona açúcar a um sumo de limão até ao ponto desejado, na realidade está a equilibrar a acidez do sumo com o seu sabor para o tornar mais agradável. Açúcar a menos provoca desequilíbrio ácido; açúcar a mais provoca desequilíbrio no sabor, bebida enjoativa.
A percepção de equilíbrio verifica-se no comprimento de um vinho. Se após a passagem do vinho pela boca notar a sobreposição de um elemento básico, então o vinho é desequilibrado na prova. No entanto, cuidado quando esse desequilíbrio prolonga o comprimento temporal e físico de um vinho, excluindo a fruta e os aromas. Nesse caso, o vinho é desequilibrado e de fraca qualidade.
O desequilíbrio alcoólico provoca um ardor na boca originando vinhos quentes (imagine a sensação das bebidas brancas). A sua doçura como transporte dos sabores, provoca vinhos enjoativos.
O desequilíbrio tanínico torna a prova demasiado seca (sem sabor) e rugosa (imagine beber chá preto sem açúcar). No entanto, nunca esquecer que nos vinhos tintos jovens o tanino domina com frequência. Mas essa presença em excesso tem que enriquecer os sabores e aromas em vez de os encobrir.
O desequilibro ácido provoca vinhos adstringentes e amargos (imagine beber sumo de Limão puro).
REFERÊNCIAS
"O Essencial sobre a Prova", Michael Shuster; Círculo de Leitores; Título Original: "Essential Winetasting", Michael Shuster 2000, Octopus Publ. Group.
"Curso de Vinhos", Jancis Robinson, Cotovia; Título Original: "Jancis Robinson's Wine Course", BBC Books.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
terça-feira, 20 de maio de 2008
Vodka
Vodka
O aparecimento da Vodka deu-se há mais de 800 anos.
No entanto, atingiu o auge da sua popularidade depois de 1940.
História
O seu nome deriva da frase russa "Zhiznennia Voda", que significa "Water of Life" (água da vida).
A palavra vodka foi mais tarde adoptada. Os polacos reivindicam para si a origem do nome vodka (woda).
Consta que no século XI, na Pérsia, produzia-se um espírito semelhante à Vodka. Mas os russos afirmam que a Vodka foi uma descoberta deles e que o seu aparecimento se deu no ano de 1300, num local chamado Fonte de Viataka.
A Vodka popularizou-se também rapidamente na Finlândia e Polónia. Neste último país a Vodka era apenas utilizada pelos monges, farmacêuticos e famílias nobres.
Só no século XVI o segredo do fabrico da Vodka passou a ser conhecido entre os polacos.
No ano de 1546 o rei polaco Yan Olbretch publicou uma lei segundo a qual autorizava todos os cidadãos a prepararem como entendessem as suas vodkas.
Isto deu origem ao aparecimento das vodkas aromatizadas e com sabor a frutas e a ervas.
Mais tarde, em 1780, o Czar da Rússia contratou um químico, Theodore Lowitz, para encontrar uma fórmula que tornasse esta bebida mais higiénica e pura.
Lowitz inventou a técnica da purificação da Vodka, filtrando-a através do carvão.
Quarenta anos mais tarde, a família Smirnoff, oriunda de Moscovo, fundou uma companhia que aperfeiçoou este sistema e simultaneamente deu o seu nome a uma das vodkas mais famosas no mundo.
Como é feita a Vodka
A Vodka inicialmente era considerada um espírito proveniente da batata. Actualmente entram na sua composição diversos cereais, como o milho, trigo, centeio e cevada.
Nalguns países a Vodka é ainda produzida a partir da batata ou com uma grande percentagem de batata (Polónia, Rússia e Noruega).
Como exemplo, a Vodka Smirnoff tem na sua composição uma maior percentagem de milho, a Vodka norueguesa, Vikin Fjord, tem com base a batata, a Wyborowa tem no rótulo a designação Grain (cereais).
Processo de fabrico
Os cereais são misturados e cozidos a alta pressão e em seguida espalhados num local próprio, onde são arrefecidos e lhes é adicionada água. A esta mistura junta-se malte ou enzima para que a fécula se torne açucarada.
Na fase seguinte são adicionadas leveduras e outros produtos fermentados, em quantidades e num processo semelhante ao do fabrico do whiskey (Bourbon).
A mistura final é destilada pelo processo Patent Still ou Continuous Still (fogo directo) a temperaturas elevadas, afim de extrair todos os possíveis sabores ou aromas dos produtos usados na mistura.
Quando sai do alambique a Vodka tem normalmente 95º.
Purificação
O processo Patent Still tem, geralmente, duas colunas: uma para a destilação e outra para rectificação. Quando se usa para destilar espíritos neutros (ver Aquavit) deve ter mais uma coluna que serve para a purificação.
No caso da Vodka, este processo não é ainda suficiente, sendo na maioria dos casos filtrada através do carvão.
A Vodka não requer qualquer envelhecimento. Pode ser consumida logo após o seu fabrico. Isto diz respeito às vodkas clássicas: incolores, inodoras, etc. Mais à frente falaremos dos tipos de Vodka e veremos que algumas são envelhecidas.
Ainda sobre as vodkas clássicas acrescentamos que a sua graduação alcoólica varia entre os 37,5º e os 50º. A Smirnoff tem dois tipos: Blue Label e Red Label (rótulo azul e rótulo vermelho). O primeiro tipo tem uma graduação alcoólica de 50º e destina-se a um tipo específico de consumidores. A Red Label normalmente tem 37,5º ou 40º, conforme o país onde é produzida.
A vodka Finlândia tem também duas versões: a Black Label (rótulo preto) com 40º e a Silver Label (rótulo prata) com 50º.
Tipos de Vodka
Aparentemente apenas existe um tipo de Vodka e poderá parecer que a Vodka é toda igual, mas não é assim.
Existem diversos tipos que exemplificamos.
Vodkas Polacas: Produzidas, as de maior renome, nas cidades de Gdansk, Kraków e principalmente em Poznan.
Para estas vodkas, na maioria dos casos fazem-se três destilações para apurar uma remessa ou quantidade com suavidade suficiente.
Wyborowa: É uma das clássicas polacas mais conhecidas no mercado, que aparece em duas versões: Blue Label (a mais forte), 42º, e a Red Label, 38º. No fabrico de ambas predomina o centeio.
Zubrówa: Faz parte das Flavored Vodkas. Nela está incorporado o gosto da relva do Parque Nacional de Bialowieza, onde pastam habitualmente búfalos de uma raça especial. A relva verde é para transmitir a força e a intensidade características dos búfalos da zona. Esta Vodka é suave e macia ao beber. A sua cor é verde pálido. Nalguns sectores erradamente esta Vodka é considerada russa, no entanto é polaca.
Starka: É outro tipo de Vodka, também invulgar. Apresenta-se em cor castanho-dourado e é envelhecida em cascos. Antigamente era colocada para envelhecer quando nascia a filha de um casal e apenas bebida na festa do seu casamento. Hoje é raro manter-se esta tradição.
A esta Vodka adiciona-se vinho espanhol Málaga para a tornar mais suave, dar-lhe cor e tirar-lhe o acentuado sabor a centeio.
Krakus: Vodka de fina qualidade, produzida à base de centeio, é adocicada e apresenta-se incolor e o seu paladar é suave. A graduação alcoólica é de 40º.
Luksusowa: Costumam chamar-lhe a Vodka de luxo polaca. Produz-se à base de batata. Apresenta-se incolor e tem um paladar adocicado. A sua graduação alcoólica é de 44º.
Jarsebiar: Esta Vodka é aromatizada com romãs. O seu paladar é adocicado. A sua graduação alcoólica é de 40º.
Existem ainda na Polónia algumas vodkas a que se adicionam nozes verdes, cerejas e outros frutos, consoante o paladar ou aroma que se pretende.
Vodkas russas: A vodka Smirnoff, originária da Rússia, não pode ser considerada como russa, pois os seus direitos de produção são da firma Hublein (americana) e é produzida sob licença em diversos países.
A Rússia tem, no entanto, outras marcas e tipos de Vodka também bastante famosas. Podemos encontrar no mercado português a Stolichnaya e a Moskovskaya.
A Moskovskaya é uma das Flavored Vodkas pois na sua produção entram algumas ervas, que lhe são adicionadas.
Russkaya: Uma Vodka pouco conhecida fora da Rússia mas também uma Vodka do tipo das clássicas.
Pertsovka: É um tipo de Vodka vermelha escura a que se adiciona pimentão. O seu aparecimento deve-se a Pedro, O Grande, que tinha por hábito polvilhar a Vodka com pimenta preta antes de a beber. Esta Vodka é consumida por um tipo especial de bebedores, considerados os bravos.
Krepakaya: Esta Vodka faz parte do grupo das Grain Vodkas. É bastante forte. A sua graduação alcoólica é de 56,5º.
As vodkas são tradicionalmente produzidas a partir de cereais, no entanto são usados na sua produção outros produtos agrícolas, batatas, beterraba e outros.
Vodkas inglesas: As vodkas inglesas têm a fama de possuírem uma óptima qualidade. São, regra geral, incolores e inodoras. Utilizam-se muito em mixed drinks e cocktails.
Que tenhamos conhecimento, apenas existe em Inglaterra uma Vodka de tom avermelhado, produzida segundo uma fórmula russa. A sua graduação alcoólica é de 40º.
Na Inglaterra a Vodka líder no mercado é a Smirnoff, seguida da Vladivar.
Algumas das vodkas que se fabricam na Europa e nos Estados Unidos têm nomes russos. No entanto, essa é apenas a única relação que têm com a Rússia, excepção para a Smirnoff (e algumas outras) que é realmente de origem russa.
A Vodka Sueca Absolut, que produz quase todos os tipos de vodkas, lançou há pouco tempo a Vodka Absolut Kurant aromatizada com groselhas
Molho Vinagrete (para saladas)
Cebola
Salsa Picada
Gemas cozidas Picadas
Sal
Pimenta
Azeite
Vinagre
Mostarda
PREPARAÇÃO
Numa taça de vidro, mistura-se a mostarda com 1/3 de vinagre, 2/3 de azeite, junta-se a cebola picada, as gemas cozidas e a salsa picada, tempera-se com sal e pimenta a gosto, bate-se bem com um garfo até ficar tudo homogéneo.
Obs. Este molho é utilizado em saladas
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Mojito
4 cls de Rum branco
1 cls de sumo de lima ou limão
10 gr de açúcar granulado
12 folhas de hortelã
1 dash de angostura (opcional)
12 cls de água gaseificada
1 ramo de hortelã
1 rodela de lima
Modo de preparação:
Coloque as folhas de hortelã no copo. Adicione o açúcar e a angostura (opcional) e com a ajuda do pilão esmague ambos os ingredientes. Seguidamente coloque-os no tumbler e adicione o sumo de lima ou limão. Encha o copo de gelo moído e coloque o rum. Misture muito bem os ingredientes com a ajuda da colher a bar. Acrescente a água gaseificada e misture suavemente. Por fim decore colocando o ramo de hortelã e a rodela de lima no bordo. Sirva de imediato com palhinhas.
domingo, 18 de maio de 2008
Manobra de Heimlich
(atenção pessoal de Hoteis, Restaurantes e mesmo Bares) é muito importante mesmopra uso pessoal!
Vamos conhecer um pouco mais
sobre esta manobra que salva vidas.
Você já deve ter ouvido falar de algum caso como este.
Recapitulando a situação:
Você está almoçando com um grupo de amigos...
Subitamente, alguém se engasga. Tenta tossir, mas parece estar seriamente em apuros.
Levanta-se e fica muito agitado levando as mãos à garganta. Não consegue mais falar, parecendo ter alguma dificuldade para respirar.
Seu amigo(a) pode estar com a passagem de ar bloqueada e isto pode levar à asfixia em questão de minutos!
Você sabe como poderia ajudar?
A asfixia é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos. É comum em crianças, ocorrendo também com os adultos.
Provocada por uma súbita queda de oxigenação, pode levar à morte em poucos minutos, se não solucionada rapidamente.
Balas, doces, bombons e alimentos diversos podem ser responsáveis por este evento.
Ao ser deglutido de forma inadequada, o alimento pode bloquear as vias respiratórias e a passagem de ar para os pulmões,
ao impactar na garganta.
Uma manobra pode ser salvadora neste momento. Conhecida como Manobra de Heimlich, foi descrita em 1974 por Henry Heimlich
Inicialmente reconhecida pela Cruz Vermelha, foi adotada e difundida mundialmente como uma manobra salvadora de vidas. É uma tosse “artificial” ou “auxiliada”, com o intuito de expelir o objecto ou alimento da traquéia da pessoa.
Certifique-se que a pessoa esteja realmente com dificuldades para respirar. Alguns sinais são característicos: ela tenta falar e a voz não sai. Começa a ficar agitada e confusa, levando as mãos para a garganta. A pele pode mudar de cor, passando a ficar azulada o que indica baixa oxigenação do sangue
Inicie abraçando a pessoa pela cintura firmando os punhos entre as costelas e o abdome. Puxe a pessoa para cima e em sua direção, rápida e vigorosamente quantas vezes forem necessárias.
Se você não tem força suficiente, pode ajudar também com batidas firmes nas costas
Concluindo:
A asfixia pode levar a vida de uma pessoa em apenas 4 (quatro) minutos.A manobra de Heimlich pode ser útil e salvar uma vida quando um corpo estranho bloqueia a passagem de ar para os pulmões.
Quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa agir rapidamente!
videos:
http://www.youtube.com/watch?v=SQ58pUil87Q
http://www.youtube.com/watch?v=rA9t6sDS6uU
http://www.youtube.com/watch?v=Zy8ksUxOQ-s
Obrigado
sábado, 17 de maio de 2008
ROYAL CARIBBEAN CRUISES
Aonde no mundo você gostaria de ir? Os cruzeiros da Royal Caribbean navegam para o ensolarado Caribe, as encantadoras Bermudas, o escarpado Alaska, o festivo México, o Havaí tropical, Canadá e Nova Inglaterra coloniais, o legendário Panamá, a histórica Europa e a exótica Ásia. E a embarcação da Royal Caribbean que leva você a esses lugares mágicos é ela própria um destino. Um navio de cruzeiro Royal Caribbean é como um centro de recreação, um complexo de entretenimento, um grande hotel, uma galeria de arte, um spa saudável, vários restaurantes e um resort à beira-mar, tudo agrupado em apenas um espaço. Onde mais você pode experimentar um jantar gourmet, apreciar entretenimento de primeira classe, ser mimado em espaçosas acomodações e escalar uma parede, do que em um cruzeiro da Royal Caribbean.
Recomendado:
Os cruzeiros da Royal Caribbean são para quase todos que fazem um primeiro cruzeiro. Aqueles que gostam de grandes navios ou querem um leque de opções com um toque de classe. Aqueles que querem ser ativos e sociáveis. Também é ideal para famílias com várias gerações viajando juntas, já que a diversidade de programas e atividades a bordo fornecem algo para cada idade.
Destaques da Companhia:
Serviço de quarto 24 horas
Jantares excelentes
Spas (de saúde) totalmente equipados
Música ao vivo e shows cômicos
Aulas de condicionamento físico
Atividades juvenis Adventure Ocean
Festas com temas criativos
Salão para Top 40 e Big Bands
Cassino com poker Carabbean stud
Múltiplas piscinas e hidromassagem
Estilo de entretenimento de Broadway e Las Vegas
Milhares de camarotes particulares com varanda
Suntuosos bufês à meia-noite
Mais de doze bares e saguões
Parede para escalada em alguns navios da frota
Rinque de patinação no gelo, em alguns navios da frota
Restaurante Johnny Rockett's 50's, em alguns navios da frota
Restaurante informal e jantar estilo bufê
Adventure of the Seas
Adventure of the Seas e seus navios - irmãos Voyager e Explorer são os três maiores navios de cruzeiro da Terra. O Adventure of the Seas foi Construído tendo em mente o viajante ativo, este navio caracteriza-se por possuír tudo, desde uma parede de escalada elevada a 61 metros acima do oceano até um campo de golfe em pequena escala, com nove buracos. O Adventure of the Seas oferece também um rinque de patinação e uma pista separada de patins in-line, ambas com aluguel de patins complementares, fornecerão uma grande aventura marítima como nenhuma outra. Existe um bar de golfe, um de esportes, e até um bar de aquário. Jante em estilo no salão de jantar de três níveis do Gotham, ou vá informal ao Island Grill. Ou experimente o Johnny Rockets a bordo. Tudo isso é seu em uma embarcação de última geração, maior do que três campos de futebol em comprimento.
Veja os Cruzeiros
Brilliance of the Seas
O Brilliance of the Seas permite que você veja o mundo como você nunca o viu antes. Metade do navio Brilliance of the Seas é de vidro, o que quer dizer que você não vai apenas ver o seu destino - você vai se sentir como parte dele! Elevadores de vidro voltam-se para o mar e existem milhares de camarotes particulares com sacada. Visite destinos exóticos sem deixar o navio Brilliance of the Seas: um sollarium com tema indiano apresenta quedas d'água em cascatas e enormes elefantes de pedra. Uma parede de escalada eleva-se a 61 metros acima do mar. Uma churrascaria, um restaurante italiano e um salão de jantar de dois níveis oferecem uma exibição em cozinha. E o programa Adventure Ocean vai entreter as crianças enquanto você se diverte com o simulador de golfe, mesas de bilhar self-levelling e spa com serviço completo.
Veja os Cruzeiros
Enchantment of the Seas
Passe férias mágicas no luxuosamente aclamado Enchantment of the Seas, oferecendo itinerários no leste e oeste caribenho o ano todo. Itinerários alternativos são excelentes para férias de cruzeiros contínuos de 14 dias. Economize na tarifa aérea e nunca visite o mesmo porto duas vezes. Nos dois primeiros dias no Enchantment of the Seas os recém-casados têm a chance de relaxar no itinerário do leste. Aficcionados em arqueologia vão adorar o itinerário oeste do Enchantment of the Seas, com visitas às ruínas maias em Costa Maia e Cozumel. Jante com entradas como Lagosta Tail Royale, Creps Florentine e Filet Mignon. Depois dance a noite toda no Facinating Rhythm Lounge ou no Viking Crown Lounge, localizado a 11 decks acima do oceano.
Explorer of the Seas
Explorer of the Seas e seus navios - irmãos Voyager e Explorer são os três maiores navios de cruzeiro da Terra. O Explorer of the Seas foi Construído tendo em mente o viajante ativo, este navio caracteriza-se por possuír tudo, desde uma parede de escalada elevada a 61 metros acima do oceano até um campo de golfe em pequena escala, com nove buracos. O Explorer of the Seas oferece também um rinque de patinação e uma pista separada de patins in-line, ambas com aluguel de patins complementares, fornecerão uma grande aventura marítima como nenhuma outra. Existe um bar de golfe, um de esportes, e até um bar de aquário. Jante em estilo no salão de jantar de três níveis do Gotham, ou vá informal ao Island Grill. Ou experimente o Johnny Rockets a bordo. Tudo isso é seu em uma embarcação de última geração, maior do que três campos de futebol em comprimento.
Freedom of the Seas
Inaugurado recentemente, o Freedom of the Seas é a maior embarcação do mundo, com 158 mil toneladas o Freedom of the Seas tem a capacidade para 3.600 hóspedes, 43% a mais que a imponente série Voyager. O Freedom of the Seas oferece os mais consagrados atrativos que tornam os navios da Royal Caribbean espetaculares: pista de patinação no gelo, parede de alpinismo, cozinha internacional, serviço 24h e a charmosa Royal Promenade. Você estará a bordo do maior centro flutuante de lazer e entretenimento do planeta.
Grandeur of the Seas
O Grandeur of the Seas tem características inspiradas nos primeiros filmes de Hollywood. No Grandeur of the Seas aprecie bebidas geladas polinésias no saguão South Pacific ou planeje um jantar especial para dois no Salão de Jantar Great Gatsby, onde o menu pode variar de snapper frito na frigideira a brochettes de frutos do mar grelhados, paella caribenha apimentada a sopa creme de mariscos da Nova Inglaterra. Tome sol e nade no sollarium onde um teto retrátil de vidro impede a entrada do mau tempo . Aqueça-se nas luzes da ribalta enquanto você é mimado no premiado spa do Royal Caribbean antes dos drinks e dança no Singin' no Rain Nightclub. Afinal, você chegou e está pronto para o seu close-up.
Independence of the Seas
O Independence of the Seas será o terceiro navio da espetacular Classe Freedom. A estréia do Independence of the Seas será em maio de 2008 no Reino Unido. Com 160.000 toneladas e capacidade para 3.634 pessoas, será o maior navio a navegar pela Europa. A bordo do Independence of the Seas você se surpreenderá com as inovações oferecidas e os mais fascinantes roteiros do mundo.
Jewel of the Seas
Navio-irmão do Serenade of the Seas, o novo Jewel of the Seas oferece amenidades inovadoras e uma miríade de aventuras a bordo. O Jewel of the Seas foi desenhado para expandir os seus horizontes, esta gema flutuante apresenta elevadores de vidro Centrum e vista panorâmica de 10 andares. Escale o paredão e seja o primeiro a avistar terra ou desafie tubarões de bilhar em mesas self-leveling. O exótico sollarium de tema tailandês, um teto retrátil para uma idílica piscina e um lounge que é um oásis- faça sol ou chuva. Suculentos bifes no Chops Grille e a cozinha italiana do Portofino são apenas duas das opções de jantar que o Jewel of the Seas oferece. Depois de um brilhante dia ao mar, pare no Champagne Bar ou assista a um show no estilo da Broadway.
Legend of the Seas
Viaje a locais míticos num dos mais velozes navios de cruzeiro jamais construído - o Legend of the Seas. O Legend of the Seas abriga acres e acres de áreas de observação envidraçadas para vistas sem paralelo dos mais fascinantes portos que o mundo tem a oferecer. Cavalgue um camelo até um oásis no deserto no Egito. Viaje através da Austrália e mergulhe na Grande Barreira de coral. Um cruzeiro da Royal Caribbean de destinação exótica combina aventura, história, vida selvagem e inesquecíveis paisagens em um pacote de férias de aventura. De volta a bordo do Legend of the Seas, a área de piscina interna/externa e a do saguão são cobertas durante mau tempo pelo Dossel de Cristal. Aprecie opções deliciosas de jantares e um jazz combo enquanto você navega para o próximo porto de chegada.
Liberty of the Seas
O Liberty of the Seas é a maior embarcação do mundo, irmão gêmeo do Freedom of the Seas. Com 158 mil toneladas o Liberty of the Seas e capacidade para 3.634 hóspedes, 43% a mais que a imponente série Voyager. Você estará a bordo do maior centro flutuante de lazer e entretenimento do planeta. Inaugurado em Maio de 2007, o Liberty of the Seas oferece consagrados atrativos que tornam os navios da Royal Caribbean espetaculares: pista de patinação no gelo, parede de alpinismo, cozinha internacional, serviço 24h e a Charmosa Royal Promenade.
Majesty of the Seas
Navegue no Majesty of the Seas e seja tratado como a realeza num navio construído para um rei. Visite o Cassino Royale para um jogo de stud poker caribenho, ou sente no topo do mundo no Viking Crown Lounge enquanto você beberica drinks gelados e é cercado de espetaculares vistas oceânicas. Princesinhas e princesas também terão um tratamento real, no Clube Ocean ou no centro para adolescentes FantaSeas do Majesty of the Seas enquanto você aprecia música, dança e shows no estilo da Broadway no Chorus Line Showroom. E nenhum cruzeiro Royal Carabbean seria completo sem múltiplas escolhas para jantar como o seaside Windjammer Café e o salão de jantar Mikado, onde o serviço cinco estrelas do Royal Caribbean realmente brilha.
Mariner of the Seas
O última geração Mariner of the Seas oferece o ambiente perfeito para exploradores de todas as idades. A bordo do Mariner of the Seas, uma parede de escalada sobe 61 metros acima do oceano. Outras opções inovadoras do Mariner of the Seas incluem um rinque de patinação no gelo, quadra de basquetebol e um campo de minigolfe com nove buracos. Em adição aos principais salões de jantar, você vai encontrar deliciosa comida italiana no Portofino, hambúrgueres clássicos no Johnny Rockets no estilo dos anos 50 e filet mignon macios no chops Grille. Depois de um dia no porto, relaxe com um gole num pub inglês ou com um vinho Robert Mondavi no Vintages. Termine sua noite com um pouco de dança no clube inspirado em estilo latino, diversão no cassino ou um show no estilo da Broadway.
Monarch of the Seas
O Monarch of the Seas é o tributo da Royal Caribbean aos grandes musicais da Broadways do século 20. Jante na elegância pan asiática do Flower drum Song Dining Room ou entre os xadrezes escoceses do Brigadoon Dining Room. Cante no Sound of Music showroom depois de um dia de sol e diversão nas duas piscinas e hidromassagem externas que o Monarch of the Seas oferece . Memórias musicais de seus shows favoritos serão revividas enquanto você curte a noite no Ain't Misbehavin Lounge. E não se esqueça do Viking Sun lounge, onde você pode ter coquetéis centenas de pés acima do oceano. Tudo isto com o serviço preciso cinco estrelas do Royal Caribbean.
Navigator of the Seas
Ultra-moderno, sofisticado mas ainda divertido e maior do que qualquer navio lançado ao mar, o Navigator of the Seas é equipado com emoção. Preencha os seus dias com patinação no gelo, golfe em miniatura, golfe simulado e escalada de paredão 61 metros acima do mar. Inscreva-se para as aulas de kickboxing ou ioga no spa high-tech e centro de condicionamento físico. À noite, as opções de jantar do Navigator of the Seas incluem um elegante salão de jantar de três níveis, o Johnny Rocket no estilo dos anos 50, Chops Grille para carne de primeira. Portofino para especialidades italianas e muito mais. Você pode até nem comer duas vezes no mesmo restaurante! Piscinas, hidromassagem, livre entretenimento espetacular e um programa extraordinário para crianças acontece neste paraíso flutuante que é o Navigator of the Seas.
Radiance of the Seas
Quer ver mais do mundo? Então fique preparado para o Radiance of the Seas. Não importa o seu destino, você será capaz de apreciar atrações impressionantes como um sollarium de temática africana, um paredão de escalada e uma enorme gama de opções de entretenimento que o Radiance of the Seas oferece. Permita-se uma carne premium na churrascaria tradicional, peixe e batatinha fritos no Seaview Café, que tem a aparência de um cais, ou autêntica comida italiana no romântico Portofino. Mas não se esqueça do melhor de todos os atributos do Radiance of the Sea: as vistas. Seja no enorme atrium de vidro de nove andares, seja subindo nos elevadores de vidro de frente para o mar ou apreciando a vista de sua varanda privativa, fique pronto para ver o mundo de um ponto de vista totalmente diferente.
Rhapsody of the Seas
Existe visão panorâmica diferente em todos os cantos do Rhapsody of the Seas da Royal Caribbean, construído com mais de 2 acres de janelas. Aprecie vistas panorâmicas enquanto você saboreia um brandy no Explorers Club ou dá um passeio de rejuvenescimento em torno do deck até o observatório especial de vista das estrelas onde você pode explorar os céus assim como os mares. Coloque sua leitura em dia depois de um chá de final de tarde calmo no Windjammer Café enquanto cruza os mais espetaculares portos do mundo. Então, dê uma volta no spa do Rhapsody of the Seas para algum mimo extra antes do jantar, que você pode apreciar em seu camarote particular ou em um dos espetaculares restaurantes do Rhapsody of the Seas,como o Edelweiss Dining Room, de dois andares.
Serenade of the Seas
No mais novo navio da classe Radiance da Royal Caribbean, o Serenade of the Seas, explore incontáveis destinos sem nunca precisar desembarcar. Com suas centenas e centenas de janelas, perto de metade do Serenade of the Seas é feito de vidro; existem ainda elevadores de vidro com vista para o mar. Navegue o mundo com vistas sem paralelo e um insuperável nível de amenidades. Refresque-se em piscinas, em hidromassagem, - até mesmo numa piscina em um um sollarium com um domo retrátil de vidro. Saboreie pratos favoritos da Toscana no Portofino ou suculentos cortes de carne no Chops Grille. Enquanto escala um paredão, joga no golfe em miniatura, ou relaxa no spa ShipShape, as crianças estarão desfrutando suas próprias férias com o programa Adventure Ocean que o Serenade of the Seas disponibiliza .
Sovereign of the Seas
Existe uma atração para cada passageiro no Sovereign of the Seas, um dos mais populares navios da frota da Royal Caribbean. Piscinas de hidromassagem cobertas, dois cinemas e oito bares e saguões tornam uma viagem extraordinária, não importa para onde vá. Aprecie a suntuosa cozinha cinco estrelas do Sovereign of the Seas antes de se dirigir ao Follies Lounge de dois andares com dois shows noturnos diariamente, apresentando a versão própria da Broadway da Royal Caribbean em alto mar. Dance a noite inteira em nightclubs à sua escolha do Sovereign of the Seas, que tocam de calypso a swing, de disco a country, de música clássica a rock clássico. Então, aprecie um fim de noite no Champagne Terrace Bar ou um lanche no bufê da meia-noite.
Splendour of the Seas
Navegue no magnífico Splendour of the Seas à Europa e desfrute da experiência de uma navegação de luxo.Ao entrar no lobby principal de sete andares do Splendour of the Seas , você se dá conta de que este não é um navio comum. Maravilhe-se no Dossel de Cristal, que todo dia permite a entrada da luz solar e à noite fecha para criar um efeito mágico - perfeito para dançar debaixo dele. Um curso de golfe em miniatura, com 18 buracos, entretém tanto adultos como crianças. Assista a produções no estilo da Broadway no Teatro That's Entertainment e aqueça sua viagem em oito bares e lounges do Splendour of the Seas. Jante em inúmeros lugares para depois gastar todas as calorias daquela maravilhosa comida no Centro e Spa de Condicionamento Físico ShipShape.
Vision of the Seas
Veja o mundo no Vision of the Seas, o resort em movimento da Royal Caribbean. Aprecie o serviço de primeira classe e as amenidades enquanto o Vision of the Seas navega do Havaí tropical ao Alasca glacial, do formidável Canal do Panamá aos mistérios maias do México. Enquanto você viaja de porto em porto, aprecie os tradicionais favoritos da Royal Caribbean como o spa ShipShape, 6 piscinas de hidromassagem, entretenimento noturno de primeira linha e , é claro, nossa maravilhosa comida cinco estrelas servida 24 horas por dia. Com milhares de janelas para mostrar os mais memoráveis portos e costas, você nunca perderá de vista a razão pela qual você veio a bordo do Vision of the Seas.
Voyager of the Seas
Voyager of the Seas e seus navios-irmãos Adventurer e Explorer são os três maiores navios de cruzeiro da Terra. O Voyager of the Seas foi construídos tendo em mente o viajante ativo, o Voyager of the Seas caracterizam-se por possuír tudo, desde uma parede de escalada elevada a 61 metros acima do oceano até um campo de golfe em pequena escala, com nove buracos. Um rinque de patinação e uma pista separada de patins in-line, ambas com aluguel de patins complementares, fornecerão uma grande aventura marítima como nenhuma outra. Existe um bar de golfe, um de esportes, e até um bar de aquário. Jante em estilo no salão de jantar de três níveis do La Scala, ou vá informalmente ao Island Grill. Ou experimente o Johnny Rockets a bordo. Tudo isso é seu no Voyager of the Seas, uma embarcação de última geração, maior do que três campos de futebol em comprimento.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Cuisine nouvelle
Cuisine nouvelle ou nouvelle cuisine, desenvolvida na década de 1970 em reação à cozinha tradicional. Teve a influência de chefes como Paul Bocuse. Caracteriza-se por ser elaborada em pouco tempo, com molhos mais leves e menores porções, apresentadas em forma refinada e decorativa. Moderna e inventiva, incorpora técnicas e combinações vindas do estrangeiro (especialmente da Ásia). Teve grande influência nos estilos de cozinha de todo o mundo
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Roda dos Aromas no Vinhos
qualquer duvida.. já sabem.. diponham sempre que quiserem..
Roda dos aromas..vinhos Tintos
Roda dos aromas..vinhos Brancos
Rodas dos aromas..tabela portuguesa
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Menos Espaços Verdes...Mas mais Betão..
terça-feira, 13 de maio de 2008
7 dos Melhores 100 hoteis do mundo são Portugueses
Segundo a TripAdvisor, na eleição dos 100 melhores hoteis de luxo do mundo, destacam-se sete portugueses sendo maioritariamente hoteis de Lisboa e Madeira,
Entre os 100 melhores encontramos hoteis portugueses no,
31º lugar o Hotel Real Palácio de Lisboa
36º lugar a Quinta da Casa Branca no Funchal, Ilha da Madeira
44ºlugar o Penha Longa Hotel & Golf Resort em Sintra
87º lugar o Lapa Lisbon em Lisboa
93º lugar o Pestana Palace Hotel em Lisboa
97º lugar o Suite Hotel Éden Mar no Funchal,Ilha da Madeira
98º lugar o The Cliff Bay no Funchal, Ilha da Madeira
Nas várias categorias porteriores, Portugal apenas está representado na categoria de melhor servico dos top 10 eupopeu, na sétima posição com a Quinta da Casa Branca no Funchal, Ilha da Madeira.
No topo da tabela dos 100 melhores do mundo está o Los Altos De Eros em Tarantino, Costa Rica, A Europa está representada na Alemanha com o terceiro melhor hotel o The Ritz-Carlton Berlim em Berlim.
A selecção é feita por votação dos viajantes da TripAdvisor que pernoitam em todas as categorias em hoteis de todo o mundo. Esta eleição no entanto poderá ser relativa visto que depende da popularidade do destino turístico
Destacar o numero 1..
site oficial:
http://www.losaltosdeeros.com/index.htm
Visita 360 graus a uma suite:
http://www.losaltosdeeros.com/eros_suite_360.htm
#1 - Best Luxury Hotel in the World
#1 - Best Service in the World
Latte art ou Coffee art
O primeiro método é a manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso (conhecido como "free pour latte art"). O segundo consiste em desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching - gravador, marcador), utilizando-se um estêncil, pó e espuma de leite. A Latte art é mais comumente feita em latte (bebida feita de leite ou chocolate, com bastante espuma), apesar de também ser feita em cappuccino, caffe mocha (também conhecido como mocaccino), ou mesmo em espresso macchiato (manchado - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).
Como a popularidade das bebidas feitas em espresso tem aumentado, a arte de desenhar em café também tem crescido. Com o crescimento da popularidade da latte art, algumas competições têm aparecido, ao redor do mundo, para que os baristas possam mostrar suas habilidades.
A Latte art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base de espresso. Em função de seu impacto visual e a crescente importância da latte art nos Cafes pelo mundo, há uma preocupação de nunca deixar o sabor ficar em segundo plano. Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da latte art são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do espresso e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual
Prensador Manual.. muito util para o expresso perfeito
Aqui ficam alguns exemplos do que se pode fazer..
quem quiser saber mais contacte-me..
alguns videos :