sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cocktail “molecular” dá vitória internacional a Portugal

Portugal deu prova internacional com a atribuição do primeiro prémio a uma equipa de cientistas portuguesas. Um cocktail molecular não alcoólico foi distinguido na 2.ª edição dos Rencontres Sciences, Art & Cuisine.

O lugar foi Paris, o evento a 2.ª edição dos Rencontres Sciences, Art & Cuisine; a estrela portuguesa um cocktail "molecular" não alcoólico, servido num tubo de ensaio, apresentado por uma equipa de cientistas portuguesas.
Esta receita, criada sob os auspícios da Gastronomia Molecular, distinguiu-se num concurso subordinado à utilização de corantes naturais e onde participaram 15 equipas de diversos países.
A “fórmula” da equipa portuguesa incluía xantano, um aditivo utilizado na indústria alimentar, pepitas de framboesas liofilizadas, folhas de menta fresca picadas, pepitas de ouro comestíveis, framboesas, sumo de limão, extracto de violeta. O resultado foi muito semelhante a uma limonada com framboesa.
A equipa portuguesa vencedora constituiu-se com Joana Moura, Catarina Prista, Paulina Mata, Margarida Guerreiro e Conceição Loureiro.

Sem comentários: