sábado, 21 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Hoochie Kuchi





half a pear
1 spoon of apple puré
3 coriander stalks
4 cls 42 bellow feijoa
1 cl sugar syrup
1 cl fresh lemon juice


RECEITA ORIGINAL DO PRÓPRIO E GENTILMENTE CEDIDA POR:

JOÃO MACHADO

MIXOLOGIA AVANÇADA




quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que é o HACCP?

O HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points, que pode ser traduzido como Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, é uma metodologia reconhecida internacionalmente e utilizada pelas entidades do sector alimentar.

Este sistema foi inicialmente concebido nos EUA pela NASA. Com a publicação, em 1991, de “orientações” ”sobre a aplicação do HACCP como uma forma de redução da contaminação microbiológica, pela Comissão do Codex Alimentarius, criada pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo da ONU para a Alimentação para desenvolver padrões de segurança alimentar e directivas, o HACCP tornou-se aceite internacionalmente.

O sistema HACCP é uma importante ferramenta na protecção alimentar, consistindo num método preventivo. A sua implementação previne/minimiza os riscos alimentares, através da eliminação ou redução da probabilidade de ocorrência de uma eventual toxinfecção alimentar. A análise de potenciais perigos para a saúde dos consumidores nas actividades do sector alimentar, a identificação das fases/ locais onde esses mesmos perigos podem ocorrer e a decisão de quais são críticos para a saúde do consumidor são os principais objectivos do HACCP.

Esta metodologia permite que as entidades se focalizam nas fases e condições de produção críticos para a segurança alimentar, assegurando através do seu controlo que os seus produtos são seguros em termos de saúde dos consumidores.
O HACCP é passível de adaptação às diferentes necessidades de gestão de cada entidade, aplicável a todas as fases da produção, transformação e distribuição de géneros alimentícios, independentemente do tamanho da organização.



sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cocktail “molecular” dá vitória internacional a Portugal

Portugal deu prova internacional com a atribuição do primeiro prémio a uma equipa de cientistas portuguesas. Um cocktail molecular não alcoólico foi distinguido na 2.ª edição dos Rencontres Sciences, Art & Cuisine.

O lugar foi Paris, o evento a 2.ª edição dos Rencontres Sciences, Art & Cuisine; a estrela portuguesa um cocktail "molecular" não alcoólico, servido num tubo de ensaio, apresentado por uma equipa de cientistas portuguesas.
Esta receita, criada sob os auspícios da Gastronomia Molecular, distinguiu-se num concurso subordinado à utilização de corantes naturais e onde participaram 15 equipas de diversos países.
A “fórmula” da equipa portuguesa incluía xantano, um aditivo utilizado na indústria alimentar, pepitas de framboesas liofilizadas, folhas de menta fresca picadas, pepitas de ouro comestíveis, framboesas, sumo de limão, extracto de violeta. O resultado foi muito semelhante a uma limonada com framboesa.
A equipa portuguesa vencedora constituiu-se com Joana Moura, Catarina Prista, Paulina Mata, Margarida Guerreiro e Conceição Loureiro.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como fazer um Laço??



Nó de garvata... Como fazer???

Aqui está uma arte quase perdida no tempo, para glaudio de todos os utilizadores de gravata. Aprenda a fazer o nó Simples, ou o mais complexo nó de garvata







Vodka Martini James Bond Style



Dry martini. Wait... three measures of Gordon's; one of vodka; half a measure of Kina Lillet. Shake it over ice, and add a thin slice of lemon peel.





MIXOLOGY ART

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Brasilian cosmopolitan


Quantidades e ingredientes:

4 cls de Cachaça
1,5 cls de Triple seco
4 cls de sumo de cranberry
1 cl de sumo de limão
1 cl de sumo de lima

1 gomo de lima



Modo de preparação:

Gele a taça a cocktail. Seguidamente gele o shaker e escorra a água com a ajuda do strainer. Sobre o gelo contido no shaker coloque o sumo de limão e de lima, o sumo de cranberry, o triple seco e a cachaça. Retire rapidamente o gelo da taça e bata muito bem o shaker, colocando seguidamente o líquido na taça. Esprema o gomo de lima para dentro da taça e sirva de imediato.