quarta-feira, 2 de julho de 2008

A Àgua




Características
A água é composta por dois elementos químicos: Hidrogénio e Oxigénio, representados pela fórmula H 2O. Como substância, a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro.

A água é a bebida mais pura e saudável que existe. Devido à sua preciosidade, está a tornar-se um bem cada vez mais raro. A água não serve só para matar a sede. Ela contém nutrientes e intervém em diversas funções desempenhadas pelo organismo humano como a regulação da temperatura, a produção de secreções digestivas ou a limpeza de impurezas indesejáveis.


Água e Saúde
O organismo humano expele, diariamente, enormes quantidades de água (entre 2 a 3 litros), seja pela transpiração, pela respiração ou pela urina. Daí que seja aconselhável que as pessoas não esperem pelo sinal de sede do corpo para ingerir água, mas sim que se mantenham hidratadas o máximo possível, tomando de 8 a 10 copos de água por dia. Assim evita-se o perigo de desidratação que, em excesso, pode levar à morte.

Uma pessoa com peso e saúde normal pode viver até 30 dias sem comida. Contudo, essa mesma pessoa poderá morrer em 72 horas caso não possa beber água.

Sendo o mais importante elemento à vida do ser humano, é sempre recomendável o seu consumo. No entanto, devida à crescente escassez de água potável e também das possibilidades de contaminação a que a água está sujeita, recomenda-se algum cuidado no consumo de água embalada, especialmente ao nível do armazenamento e conservação desta.

Embora a mineralização total de uma água não apresente em si inconveniente para a saúde do consumidor, para uso frequente é recomendável beber águas pouco mineralizadas.


A água é o maior componente do corpo humano e essencial a todas as suas funções. No Verão, necessita de um especial cuidado em manter-se hidratado devido às perdas mais elevadas provocadas pelo calor. Melhore a sua saúde mantendo-se hidratado...

Sem comentários: