quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Protocolo em Restaurante


Entrar num restaurante, descer e subir escadas são as únicas ocasiões em que o homem precede uma senhora.

Seguidamente, deverá ajudá-la a despir o casaco e a vesti-lo à saída.Mas, geralmente, é o chefe de mesa, o “maître” ou “maître d’hôtel”, quem recebe o casal e os encaminha liderando o caminho para mostrar a mesa onde se sentará.

A mulher segue o chefe de mesa, sendo seguida por sua vez pelo homem que a acompanha. Quando há mais que um casal, é sempre o casal anfitrião quem segue o chefe de mesa, pois deverá indicar os lugares que os seus convidados ocuparão.

Se a pessoa que convida é solteira, antecipar-se-á aos casais de igual modo e com a mesma finalidade.


Se não se é recebido pelo chefe de mesa, nos restaurantes em que a escolha das mesas é livre, o homem assume a liderança e indica as opções de mesas livres, mas, deixando-a escolher, seguindo-a então até à mesa escolhida.


Poderá estar previsto um cocktail aperitivo, no bar à entrada, no terraço ou numa outra sala do restaurante, onde se permanecerá até que se seja chamado para a mesa.


Este momento serve para que todos os convidados sejam apresentados pelo anfitrião e para estimular a conversação enquanto tomam aperitivos, como martinis, whisky e outras bebidas acompanhadas por salgadinhos leves, tapas, etc.

Sem comentários: