terça-feira, 3 de junho de 2008

Sangria


Sangria – Sua definição


São composições de bar, bastante refrescantes, preparadas à base da mistura de vinho tinto, frutas, limonada, açúcar, pau de canela e ramo de hortelã. A utilização de licores e brandies é opcional. Estas pertencem ao grupo dos long-drinks, sendo preparada de um modo geral para grandes grupos ( Sangria party ), podendo, no entanto, ser preparada e servida em doses individuais.
A origem desta composição é a Espanha, sendo muito popular nos meios tauromáticos ( sangue ), de onde deriva o seu nome. Sendo desde a sua origem uma bebida tradicionalmente rural, hoje em dia, é bastante apreciada nos mais diversos meios sociais, sendo muito solicitada em bares, discotecas, restaurantes, entre outros.
Hoje em dia esta bebida é igualmente bastante popular feita a partir de vinho branco, contudo, esta é uma adulteração da bebida original especialmente na cor ( sangue ).

Receita Original

Mise-en-place :

Jarro de vidro, balde com gelo, pinça para o gelo, pinça para a fruta, tábua para a fruta, faca para o corte de fruta, colher a bar, laranja, limão, canela, hortelã, açúcar, 1/2 garrafa de vinho tinto maduro corrente e refrigerante limonada.


Quantidades e ingredientes :

1/2 garrafa de vinho tinto maduro corrente
3 cls de xarope de açúcar
30 cls de limonada
1 laranja
1 limão
1 ramo de hortelã
1 pau de canela

Modo de preparação :

Corte a laranja e o limão em rodelas. Coloque alguns cubos de gelo no jarro. Seguidamente adicione o açúcar, o vinho, canela, a laranja, o limão e por fim a limonada. Misture muito bem os ingredientes. Coloque o ramo de hortelã e sirva de imediato.

Obs.: Aconselha-se que a Sangria seja servida num copo a água.
A Sangria aceita facilmente outros tipos de fruta, nomeadamente o pêssego, maçã e morangos.
A utilização de licores e brandies é opcional.

mas fica sempre muito bom se colocarmos um pouco de brandy, triple-sec e licor beirão. ou até um licor de fruta...

o vinho tinto pode ser substituido por vinho branco, verde, rosé ou mesmo espumante natural, o vinho deve ser de qualidade media.




1 comentário:

Anónimo disse...

olá, estava passeando pela net e achei seu blog falando sobre o drink "sangria". Farei uma apresentação na faculdade usando uma dessas receitas e gostaria de saber se vc tem alguma dica.

abração!