domingo, 1 de junho de 2008

Vinhos do Algarve


Algarve - Rota

A Região Demarcada do Algarve, pelo seu clima tipicamente mediterrâneo, demarca-se no panorama vinícola nacional pelo uso de castas tradicionais na produção dos seus vinhos. Brancos ou tintos, todos eles caracterizam-se pelo acentuado sabor ao fruto, baixa acidez e uma graduação elevada, consequência do calor e luz emanados pela exposição solar.
Segundo “rezam” os anais da história, a importância da vinha no Sul do país remonta à presença árabe, época em que esta já se cultivava e se exportava o saboroso líquido produzido.
Companhia indispensável em qualquer mesa algarvia, são também as aguardentes e os licores feitos de forma artesanal, o “segredo” para não perderem os sabores de outrora.
Monchique é a terra da famosa aguardente de medronho, destilada em alambiques de cobre e que está sempre presente no momentos de confraternização e de convívio. Dizem os entendidos que deve ser bebida em pequenos goles.
Já os licores são para todos os gostos... licor de laranja, de amêndoa, de morango, de poejo... uma infinidade tal!
O facto da região não dispor de uma Rota de Vinho reconhecida pelo Instituto da Vinha e do Vinho, não constitui um entrave para os produtores de vinho, entidades cooperativas e particulares, que têm apostado numa nova forma de turismo para a região – o enoturismo. Assim, e mediante marcação prévia, é possível passear por entre os vinhedos, visitar as caves/adegas, onde não faltam as tradicionais provas de vinho, e trazer, como recordação, algumas garrafinhas para mais tarde apreciar os néctares que as terras algarvias fazem questão de gerar ano após ano.

Sem comentários: