terça-feira, 6 de maio de 2008

Duas novas praias algarvias ganham Bandeira Azul, outras duas perdem

As praias de Vila Real de Santo António e da Terra Estreita, em Tavira, obtiveram este ano, pela primeira vez, a Bandeira Azul, enquanto as zonas balneares do Vau (Portimão) e de Porto de Mós (Lagos) a perderam.

O barlavento.online apurou que as praias de Porto de Mós e do Vau ficaram sem galardão, porque obtiveram uma análise da qualidade da água balnear má em 2007.

A Câmara de Lagos ainda recorreu quando tomou conhecimento da decisão de retirar a Bandeira Azul, pois «a análise foi realizada após um dia de chuva e como há uma linha de água que passa perto daquela praia, a água da chuva levou impurezas até à zona balnear» esclareceu fonte da autarquia.

Quanto à Praia do Vau, fonte do gabinete da presidência da Câmara de Portimão, explicou que, no ano passado, duas das análises revelaram problemas, pelo que este ano a autarquia nem sequer candidatou esta zona balnear.

De qualquer modo, a mesma fonte garantiu que se tratou «de questões pontuais» e que a qualidade das águas do Vau está «garantida», mesmo sem o galardão oficial.

Apesar das praias de Porto de Mós e do Vau terem ficado sem a Bandeira Azul este ano, o Algarve tem em 2008 mais uma bandeira, já que se registou ainda a reentrada da praia do Garrão Poente Duna, em Loulé.

Deste modo, a região do Algarve continua a ser a que tem maior número de Bandeiras Azuis no país, contabilizando um total de 48 praias galardoadas com o certificado de qualidade.

O concelho com maior número de praias galardoadas é o de Albufeira, com quinze, seguido de Loulé, com sete, e de Portimão, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António, todos com quatro.

De acordo com a CCDR/Algarve, três concelhos algarvios - Castro Marim, Silves e Vila do Bispo -, não se candidataram "por opção própria" ao programa de atribuição de Bandeira Azul para 2008.

O galardão de qualidade ambiental foi ainda atribuído às quatro marinas do Algarve - Vilamoura, Lagos, Portimão e Albufeira. A nível nacional, os Portos de Recreio e Marinas passam de 12 para 16 Bandeiras Azuis atribuídas.

A cerimónia deste ano do hastear da primeira Bandeia Azul terá lugar no dia 7 de Junho, na praia de Monte Clérigo, em Aljezur.

A Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul volta a lançar três Concursos no âmbito da campanha da Bandeira Azul: «Melhor Actividade de Educação Ambiental», «Melhor Concessionário» e «Fotografia» sobre as Alterações Climáticas nas zonas balneares costeiras e fluviais.

À semelhança de anos anteriores, como os municípios querem continuar a conhecer a qualidade das areias das suas praias, a Associação da Bandeira Azul na Europa vai, por isso, voltar a realizar o Projecto de Monitorização da Qualidade das Areias.


Bandeiras Azuis em todo o país:

Em termos de balanço deste Programa Bandeira Azul regista-se a estreia de 11 zonas balneares e um Município.
193 galardões que correspondem a 61 Municípios e uma Junta de Freguesia, que se distribuem-se da seguinte forma:

• A Região Norte apresenta o número de 37 Bandeiras (mais três que em 2007) fe oi a região que registou a maior subida no número de praias galardoadas.

É de realçar a entrada do novo município no Programa Bandeira Azul, o Porto com uma zona balnear: Homem do Leme.

Realce ainda para a manutenção da zona balnear fluvial da Albufeira do Azibo, do Município de Macedo de Cavaleiros. É a primeira vez no Programa Bandeira Azul que uma zona balnear fluvial é galardoada cinco vezes consecutivas.

Este número é o resultado da candidatura de três zonas balneares novas (Quebrada em Matosinhos, Homem do Leme no Porto e Marbelo em VN Gaia).

Há ainda dois regressos em Matosinhos e duas saídas em relação a 2007.

• A Região Centro tem 19 Bandeiras Azuis, menos uma que em 2007). Há a realçar que é a região com mais zonas balneares fluviais galardoadas. Uma zona balnear nova que é o Areão em Vagos, registando-se duas saídas em Ovar e Esmoriz.

• Na Região de Lisboa e Vale do Tejo registou-se a maior descida no número de praias com Bandeira Azul, apresentando este ano 34 Bandeiras atribuídas (menos quatro que no ano passado) mercê da saída de uma em Sintra, três em Cascais, e duas em Almada, devido a obras de implementação do POOC.

Registaram-se ainda quatro reentradas dos municípios de Torres Vedras, Cascais e Mafra.

• A Região do Alentejo regista 17 Bandeiras Azuis, com a reentrada do município de Odemira, com três zonas balneares (Zambujeira, Carvalhal e Vila nova de Milfontes Furnas) e das praias de Tróia Mar, Atlântica e Bico das Lulas, em Grândola, e uma única saída, a de Vale de Figueiros, em Sines.

• A Região do Algarve continua a ser a região com maior número de Bandeiras Azuis no País, este ano com 48 praias, mais uma que em 2007.

Saíram duas praias: Vau, em Portimão, e Porto de Mós, em Lagos.

Entraram outras duas: Vila Real de Santo António, em VRSA, e Terra Estreita, em Tavira. Reentrou GarrãoPoente/Duna, em Loulé.

• No que respeita à Região Autónoma da Madeira o número de Bandeiras Azuis desce de 16 para 15 zonas balneares, em virtude da saída das Poças do Gomes/Doca do Cavacas, no município do Funchal;

• Os Açores são a única região que mantém o número de praias galardoadas, com 23 Bandeiras Azuis, apesar de registar quatro saídas (Quatro Ribeiras em Praia da Vitória, Porto da Caloura em Lagoa, Anjos, em Vila do Porto, e Calhetas, em Ribeira Grande).

Mas regista também três reentradas: Negrito, em Angra do Heroísmo, São Lourenço, em Vila do Porto, e Pópulo, em Ponta Delgada, enquanto entra uma zona balnear nova, o Areal de Santa Bárbara, em Ribeira Grande.

• Assim entre 2007 e 2008 no Continente passou-se de 151 para 155 Bandeiras Azuis e nas Regiões Autónomas de 39 para 38.

6 de Maio de 2008 | 16:21
barlavento

Sem comentários: